terça-feira, 16 de maio de 2017

RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO

INTERTEXTO

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertolt Grecht


Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. É com esse lema que o Homem-Aranha, um dos mais famosos heróis dos quadrinhos e dos cinemas, continua divertindo e encantando gerações, desde sua primeira história publicada há mais de 50 anos.

É importante ter atenção aos detalhes: o jovem Peter Parker ganhou superpoderes após ser picado por uma aranha radioativa, mas não foram os poderes que transformaram o jovem nerd em um super- herói, na verdade ele poderia ter se tornado um super- vilão.

O que define o heroísmo do aracnídeo é o conselho de seu Tio Ben, que começa esse nosso texto: grandes poderes trazem grandes responsabilidades. O tio de Peter não sabia dos poderes de aranha, portanto, quando dizia isso, ele se referia não a superpoderes, mas aquilo que cada um de nós temos de melhor, aquilo que nós sabemos e podemos fazer de bem. Só quando Peter Parker se compromete a usar aquilo que ele tem de melhor para fazer o bem, é que ele se torna o Homem-Aranha.

Talvez isso ajude a explicar o sucesso do “cabeça de teia”, suas histórias nos lembram que todos temos que agir com responsabilidade.

E aí, como estamos usando aquilo que temos de melhor em cada um de nós?



2 comentários:

  1. Bom dia. Encontrei um texto que cabe tanto para o 1 debate como para o 2º sem fazer apologia

    "Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas. Já viram despedidas e beijos mais sinceros do que aeroportos. É no hospital que você vê um homofóbico ser salvo por um médico gay. A médica patricinha salvando a vida do mendigo. Na UTI você vê um judeu cuidando de um racista, policial e presidiário na mesma enfermaria recebendo os mesmos cuidados, um Rico na fila de transplante hepático, o doador é pobre, nessa hora que o "Hospital" toca na ferida das pessoas, universos que se cruzam em um propósito divino, e nessa comunhão de destinos nos damos conta de que sozinhos não somos ninguém!
    A verdade absoluta das pessoas, na maioria das vezes, só aparece no momento da dor ou na ameaça da perda!! "

    "Quando a humanidade vai entender que somos todos iguais?"

    ResponderExcluir
  2. Compromisso e Responsabilidade




    Seja fiel aos seus compromissos, cumpra-os com responsabilidade, não deixe que o seu trabalho possa tornar-se inútil e as suas ações inválidas. Utilize bem o seu potencial criativo, ouse quando tiver a necessidade de ser ousado. Seja otimista e busque a vitória confiante de que não terá dificuldades para vencer. Assim agindo sua força de vontade, seu espírito empreendedor, sua credibilidade, tornar-se-ão o ponto alto da vitória conquistada.
    O seu poder de realização fará de sua vitória a compensação dos seus esforços e da autoconfiança.
    Vencer é saber conquistar todos os resultados passo a passo com otimismo, acreditando em si e fazendo da coragem o equilíbrio dos seus pontos negativos, contabilizando sempre os resultados que considerar positivos.
    Se você agir com esse poder de realização será sempre fiel aos seus princípios de ser humano e com os seus compromissos.
    Essa é a condição básica para que possamos tornar realidade os nossos ideais e fazer dos nossos sonhos uma ação concreta, uma conquista verdadeira.
    (autor desconhecido)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!